Separatismo!
Movimente do separatismo sul do Brasil objetivando a independência do sul do Brasil, isso causou algumas manifestações no brasil. Santa Catarina, no dia 14 de dezembro de 1994 ter aprovado um movimento chamado o sul é meu pais, o mais importante do estado, de realizar-se um plebiscito no qual a população escolheria entre manutenção do regime federativo ou a instauração de uma confederação. Em quanto isso os analistas perceberam duas principais motivações: por um lado, a acentuada concentração da arrecadação fiscal em mãos do governo federal outra motivação é a distorção existente no sistema de representação política, que privilegia o estado, e assim ficou muitos anos.
As modificações dos movimentos separatistas no sul do Brasil deixaram bastante claro descontentamento comas distorções da concentração fiscal e da representação política em meio a crise econômica. O separatismo no sul do Brasil teve uma sertã presa para acontecer, e foi batizado como separatismo sulista.
É importante frisar que a população sulista deixou meio de lado sua cultura, mas a emigração européia e a prosperidade alcançada na produção econômica lado a lado com preservação de certos costumes,a uma polemica que diz que o povo sulista se unido em torno de aspirações de autonomia e liberdade.
Apesar de não ter sido o centro da revolução como a farroupilha ou a federalista, Santa Catarina foi também palco de episódios comas federalistas. Assim não é surpreendente que a sede do mais representativo movimento separatista no estado seja a cidade de laguna onde Foi fundada a república Juliana em 1837.
Em santa Catarina não se reclama muito a questão política e cultural, pois a política é decidida pelo povo e a cultura nunca é deixada de lado, pois todas as regiões não deixam fugiras crenças e costumes do lugar ou do povo.
Os brasileiros do sul carregam nas costas em media nove brasileiros do norte e nordeste. Um fato muito pesado aumenta ainda mais este peso em períodos de crise e recessão. Enquanto no sul empresaríamos festas típicas para superar tragédias engrandecer ainda mais nosso povo fica comovido com os longos carnavais.
Seja como for para além dos objetivos almejados pelas lideranças do movimento, o separatismo em santa Catarina que frisa a forte cultura do estado.
Luis Felipe Falcão,revista catarinense de historia.
Aluno; Fernando Luis koerich.
Nenhum comentário:
Postar um comentário